Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A Base de Cálculo da Profecia das 70 Semanas de Daniel

70 X 7 com escritos hebraicos como background
 

Conforme descrito em Daniel 9:2, o profeta se aprofundou nos estudos e compreendeu, nas Escrituras Sagradas, os motivos que levaram à sentença do cativeiro de setenta anos, predita pelo profeta Jeremias.

 
Isso nos leva a compreender quais informações Daniel encontrou nas escrituras que resultou na sentença dos 70 anos do cativeiro babilônico e, consequentemente, a base de cálculo da Profecia das 70 Semanas, conforme podemos averiguar nos vídeos explicativos na playlist do nosso Canal do Youtube.
 

As dez vezes que o povo de Israel tentou ao Senhor

No livro de Números, capítulo 14, podemos observar que o povo não obedeceu ao Senhor, colocando-o a prova por dez vezes:
 
E disse o SENHOR: Conforme à tua palavra lhe perdoei. Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do SENHOR encherá toda a terra. E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá. Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança. (Números 14:20-24).
 
Esta passagem reflete que o Senhor, apesar de ter ouvido as súplicas de Moisés e ter perdoado o povo, não os poupou das suas consequências.
 
O fato do povo tentar e desobedecer a Deus por dez vezes aponta para a longanimidade do Senhor, que esperou o arrependimento genuíno do povo até se completar um ciclo de dez práticas pecaminosas.
 
Este foi o limite estabelecido por Deus: ser tentado dez vezes.
 

A desobediência de dez ciclos de Jubileu 

Diante desse parâmetro, podemos correlacionar o juízo de setenta anos em cativeiro babilônico como sendo o descumprimento de dez ciclos de Jubileu, onde cada ciclo é composto de sete anos sabáticos.
 
No segundo livro de Crônicas podemos certificar detalhes acerca da história do cativeiro babilônico: “Tudo isto em cumprimento à Palavra de Yahweh, o SENHOR profetizada pela boca de Jeremias: a terra desfrutou os seus descansos sabáticosrepousou durante o tempo de sua desolação, até que os setenta anos se completassem” (2 Crônicas 36:21).
 
Ora, o povo permaneceu sem cumprir os mandamentos, dentre eles o descanso da terra nos anos sabáticos que, neste caso, perfazem dez ciclos.
 
1 ciclo = 7 anos sabáticos
 
10 ciclos X 7 anos sabáticos = 70 anos
 
Portanto, isso traz luz à maneira como Daniel entendeu o decreto de setenta anos de cativeiro babilônico.

As consequências da desobediência

O capítulo 26 de Levítico relaciona, taxativamente, as diversas consequências causadas pela desobediência, dentre as quais podemos frisar:
 
● Porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vossos inimigos a comerão (v.16);
 
● Porei a minha face contra vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos; e os que vos odeiam, de vós se assenhorearão, e fugireis, sem ninguém vos perseguir (v. 17);
 
● Em vão se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua colheita, e as árvores da terra não darão o seu fruto (v. 20);
 
● Enviarei entre vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e desfarão o vosso gado, e vos diminuirão; e os vossos caminhos serão desertos (v. 22);
 
● Trarei sobre vós a espada, que executará a vingança da aliança; e ajuntados sereis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo (v. 25);
 
● Quando eu vos quebrar o sustento do pão, então dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e devolver-vos-ão o vosso pão por peso; e comereis, mas não vos fartareis (v. 26);
 
● E comereis a carne de vossos filhos, e a carne de vossas filhas. E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens, e lançarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos deuses; a minha alma se enfadará de vós. E reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não cheirarei o vosso cheiro suave. E assolarei a terra e se espantarão disso os vossos inimigos que nela morarem. E espalhar-vos-ei entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós; e a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas (vv. 29-33);
 
O Senhor acrescentou: “Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; então a terra descansará, e folgará nos seus sábados” (Levítico 26:34).
 

A multiplicação da sentença: sete vezes mais

Durante o período de setenta anos sabáticos o povo não obedeceu aos mandamentos do Senhor, e como consequência, receberam a sentença de setenta anos de cativeiro, onde permaneceram na terra dos inimigos, até que se completassem os anos de descanso da terra.
 
Além disso, no decorrer da leitura e meditação de Levítico 26, Daniel se deparou com a amplificação das consequências: caso o povo continuasse com seus maus caminhos e permanecesse na desobediência, o Senhor castigaria sete vezes maisconforme descrito nos versículos 18, 21, 24 e 28.
 
Os 70 anos seriam multiplicadas por sete. Setenta semanas de anos. 70 X 7.
 
Ao perceber que o povo não estava apto a atender todas as expectativas do Senhor e que, inevitavelmente, ao cabo desta sentença de setenta anos, as aflições seriam multiplicadas sete vezes mais, Daniel se pôs a orar pelas Duas Casas de Israel: “tanto os que estão perto como os que estão distantes, em todas as terras pelas quais nos espalhaste por causa de nossa infidelidade para contigo…” (Daniel 9:7), cuja súplica alcançou, também, os que se tornariam povo escolhido do Senhor.
 
Existe, portanto, um fundamento para a Profecia das 70 Semanas e este entendimento precisa estar latente nos corações dos filhos de Deus.
 
Se esse conteúdo foi edificante para você, incentivamos que compartilhe com os seus amigos e familiares.
 
Vamos prosseguir no caminho do Evangelho Genuíno, conforme a doutrina dos apóstolos de Jesus Cristo.
 
Se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? (1 Co 14:8).
 
 
 

Picture of Ricardo e Evelin Maciel

Ricardo e Evelin Maciel

Ricardo e Evelin Maciel são casal dedicado ao ensino da palavra e louvor, servindo ao Reino de Deus. Ricardo, pós-graduado em Teologia, tem experiência em gestão de serviços em saúde. Evelin, formada em Direito e Regência de Coral, une conhecimento jurídico e musical. Casados há 19 anos e com três filhos, atendem a um chamado ministerial em Santa Catarina.

Veja Mais

Artigos Relacionados

O rastro nocivo e inaudível das ondas sonoras do infrassom

O rastro nocivo e inaudível das ondas sonoras do infrassom

Sabe-se que as ondas sonoras abaixo de 20Hz podem se concentrar, facilmente, em ambientes com pouca circulação de pessoas ou lugares abandonados, contudo, devido à longa propagação, a origem dessas ondas pode estar distante, sendo geradas por objetos eletrônicos ou mecânicos, ou mesmo provocadas por eventos naturais como ventos e tremores.

A Antiga Serpente e o Entorpecimento de Todas as Nações

A Antiga Serpente e o Entorpecimento de Todas as Nações

É interessante a maneira como a antiga serpente atuou para enganar a humanidade, apresentando uma mentira com uma roupagem de verdade. Desde o princípio o inimigo utiliza da mesma fórmula para engodar muitas almas neste

Aprendam a lição da FIGUEIRA pois o VERÃO se aproxima

Aprendam a lição da FIGUEIRA pois o VERÃO se aproxima

A lição da figueira é muito importante, visto que se trata de uma árvore frutífera que oferece seus frutos após o período de verão, bem como a videira (uvas) e